Atraio Clientes, mas não consigo vender! O que está acontecendo?

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Publicado em: 10/08/2018

Para que a comunicação se torne realmente eficaz, é necessário que seus conteúdos, além de bons, guiem o leitor a tomar uma determinada atitude, que normalmente se configura como a efetivação da compra.

Talvez você se veja em uma situação onde pessoas se interessem pelo seu produto , estando engajados e interessados no seu conteúdo ou produto, avançam no funil de vendas e se tornam leads, porém param por aí, e acabam não se convertendo em vendas.

Nesse artigo você irá encontrar os principais problemas que estão impedindo seus prospects de comprarem de você, e como resolver essa situação frustrante.

 

Você não definiu o cliente ideal

Nenhuma ação de marketing é capaz de trazer resultados quando criada simplesmente para quem a vir. Campanhas jogadas ao vento visando atingir a todos acabam não atingindo ninguém, e o prejuízo com certeza será seu.

Uma das fases mais importantes do planejamento de uma campanha é definir suas personas. Somente após essa fase, é que você será capaz de definir o tipo de assunto que irá interessar ao seu cliente em potencial, a linguagem adequada para conversar com ele e a forma correta de convencê-lo a comprar.

SOLUÇÃO

Persona, como o próprio nome sugere, é a personificação do seu cliente ideal. Ela deverá possuir um nome, gênero, profissão, classe social, interesses, hobbies, desejos, sonhos e dificuldades, quanto mais detalhada melhor.

E qual a melhor forma de descobrir todas essas informações? Indo direto à fonte. Ou seja, você precisará entrevistar, conversar, pesquisar os seus clientes atuais, tentando descobrir o máximo que puder sobre eles. Também é importante se atentar, que algumas pessoas possuem maior tendência a comprar em lojas físicas, outras online ou em qualquer outro canal, você deverá estar presente onde a sua persona estiver.

Na criação de personas não há espaço para achismos, então esteja pronto para realizar uma pesquisa em profundidade dotada sempre das perguntas certas. Desta forma, você saberá exatamente com quem está falando e aumentará suas chances de sucesso.

 

Não possui objetivos claros

Para que todas as ações da sua campanha estejam devidamente alinhadas, é necessário que sejam definidos um objetivo principal e alguns específicos a serem alcançados.

O objetivo principal é necessário para que a campanha não se perca e para que todas as ações sigam o mesmo caminho. Esse objetivo normalmente é algo amplo e distante, por isso precisamos desenvolver também, os objetivos menores que levarão ao principal.

SOLUÇÃO

Para começar, defina um objetivo principal, como por exemplo, “aumentar em 20% as vendas online”. Os seus objetivos secundários deverão visar atingir este maior, exemplo:

  1. Aumentar o alcance no Facebook
  2. Levar X pessoas do Facebook até seu blog
  3. Conseguir X acessos na loja online
  4. Efetivar a venda

Claro que este é só um exemplo, você poderá determinar a jornada de compra do seu futuro cliente como preferir, mas não deixe de definir objetivos claros e executáveis, pois são eles que irão guiar toda sua campanha.

 

Não soube “como dizer”

De nada adiantará conhecer a fundo sua persona, mas não saber exatamente como conversar com ela. As pessoas ouvem a quem fala sua “língua”, quem tem o seu estilo, marcas com as quais elas se identificam, e será praticamente impossível ser ouvido utilizando a linguagem inadequada.

SOLUÇÃO

Se você é um especialista em marketing e pesquisa de mercado, será capaz de estudar todos os dados das personas, interpreta-los corretamente e então, determinar qual a melhor forma de conversar com aquela pessoa específica, para que ela te ouça e siga suas recomendações.

Se esse não for o seu caso, contrate uma agência, ou até mesmo um profissional para realizar tanto a pesquisa quanto sua interpretação. Negligenciar este item poderá se tornar catastrófico para sua campanha.

 

Pecou no atendimento

Talvez este seja o item mais importante a ser abordado no artigo. Imagine que você faz tudo como deveria, produz um ótimo conteúdo, define seus objetivos, mas quando o seu leitor se interessa pelo seu produto e tenta entrar em contato, ele é mal atendido ou não obtém resposta.

É meu amigo, é aí que o seu negócio desanda e você inutiliza todo seu investimento. É inadmissível que seu cliente procure por você, deixe claro que quer comprar, e ninguém esteja lá para atendê-lo.

SOLUÇÃO

Reserve um tempo do planejamento para determinar quais serão os canais de atendimento disponíveis para os clientes. Você os atenderá nas redes sociais? Por e-mail? No site? Na loja física ou por telefone?

Não se esqueça de manter estes canais sempre funcionando e pessoas qualificadas disponíveis para atender a todos. Uma falha na comunicação poderá impedir uma venda e fazer com que você perca dinheiro.

 

Problemas técnicos

E por último, mas não menos importante, estão os problemas técnicos relacionados à execução de suas ações, alguns exemplos são hospedagem inadequada da landing page, ruídos na comunicação, site fora do ar, telefones inativos, etc.

SOLUÇÃO

Tenha sempre a disposição, uma pessoa especialista em programação ou áreas afins, que cuide para que tudo esteja funcionando corretamente e em caso de problemas técnicos, este logo será resolvido.

 

Estes são alguns possíveis problemas que podem estar impedindo que você efetive suas vendas. Esteja atento a todos os itens e caso restem dúvidas ou identifique um problema diferente, solicite uma consultoria especializada, será um prazer conhecer sua história.

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