5 dicas para melhorar o relacionamento com o cliente

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Publicado em: 05/10/2018

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A forma como você se relaciona com seus clientes é o que irá determinar a personalidade da sua empresa. Esse relacionamento será criado não somente pelas ações realizadas e anúncios publicitários, mas principalmente através do atendimento que você oferece.

Veja agora as 5 principais ferramentas que você não pode deixar de utilizar na sua empresa para manter um bom relacionamento com os clientes:

 

CRM

Antes de definir a melhor forma de conversar com o seu público, é necessário conhece-lo muito bem.

O CRM consiste em ter o cliente como o centro de seu negócio. Para começar, ele indica que haja uma coleta e análise de dados do público para a construção de perfis, e só então, você poderá determinar as melhores táticas para se comunicar com cada um deles.

Existem no mercado inúmeros softwares de gestão integrada para te auxiliar no gerenciamento de toda essa informação, os chamados sistemas CRM. Escolha o que melhor se adequa às suas necessidades e dê o primeiro passo para a criação de um relacionamento com o seu público.

 

Omni-channel

O omni-channel é uma técnica que busca padronizar todos os canais de atendimento de uma empresa, a fim de que o consumidor escolha onde quer ser atendido e aproveite praticamente a mesma experiência em qualquer canal (inclusive online e off-line).

Alguns exemplos na prática seriam as empresas que possuem a fachada da loja idêntica à do site ou uma plataforma integrativa onde uma mesma equipe atende pessoas de todos os diferentes canais, tornando o atendimento padronizado para todos.

Essa é uma forma de criar a imagem da sua marca com solidez. E a medida que,  independente de onde um consumidor te procurar, ele encontre o mesmo atendimento e a mesma identidade visual, suas características começarão a se fixar na mente das pessoas.

 

Redes sociais

As redes sociais são um dos meios de comunicação mais ágeis da atualidade. É importante estar presente nesse meio porque é onde os consumidores opinam e contam suas experiências de consumo, e se sua empresa não está lá para se defender, os comentários negativos poderão te derrubar.

Outro benefício das redes sociais digitais é a questão do atendimento. Seus clientes poderão interagir e entrar em contato com sua página tanto por comentários e compartilhamentos, quanto pelo próprio chat. É uma oportunidade que você possui de atendê-los rapidamente e resolver seus problemas ali mesmo, melhorando assim, a reputação da sua marca.

 

E-mail Marketing

O E-mail marketing, ao contrário do que muita gente pensa, continua sendo uma excelente ferramenta para a gestão de relacionamento.

Com ele é possível enviar um mesmo anúncio ou conteúdo segmentado e de forma personalizada para cada lista de leads, o que aumenta a chance de sucesso e torna a comunicação muito mais pessoal.

 

Chat

Evite utilizar os canais de atendimento demorados e trabalhosos, seu consumidor precisa de agilidade e o chat é a ferramenta ideal.

Não é difícil perceber como a forma de atendimento atual tem mudado, um claro exemplo são os delivery’s que estão recebendo cada vez mais pedidos pelo whatsapp, por ser uma ferramenta grátis, de resposta imediata, e muito mais prática que a ligação.

Ao incorporar um chat ao seu site, disponibilizando uma equipe para o atendimento, seu cliente terá a chance de tirar dúvidas ou resolver seu problema em minutos, sendo atendido em tempo real, por alguém atencioso e que realmente o faz se sentir importante. Por isso é uma das ferramentas que mais aproxima cliente e empresa, criando entre eles, um relacionamento.

 

Não negligencie a construção de um bom relacionamento, tanto com seus clientes, quanto com o público em geral. A imagem da sua empresa depende do que as pessoas veem e comentam sobre você, e uma má reputação poderá descontruir tudo que foi construído ao longo do tempo.

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