Não deixe o preço ser o único diferencial do seu negócio

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Publicado em: 06/11/2018

Diferencial competitivo é aquela característica que só a sua marca possui, e que a torna exclusiva frente às demais. Essa característica faz com que os consumidores vejam uma vantagem em consumir de você, e te escolha mesmo dentre milhares de outras marcas.

Muitos empreendedores acreditam que a melhor forma de se destacar é abaixando drasticamente os preços e sendo mais barata que as outras, porém o preço é apenas um dos possíveis diferenciais que você poderá utilizar.

Existem inúmeras características que, mesmo inconscientemente, as pessoas analisam antes de escolher de qual empresa comprar. Dentre elas estão a percepção da qualidade do produto, o valor agregado a ele, o atendimento, a comunicação, entre outros. Você irá perceber que o preço pode ser o seu diferencial menos importante, e talvez você possua outro que nem imagina.

 

Preço

Define-se preço como a quantidade monetária necessária para a efetivação da troca por um produto ou serviço. Essa quantidade é definida pela empresa, através do custo para a produção de determinado produto acrescido do lucro que a mesma terá.

Em alguns casos, o preço poderá sim ser visto como um diferencial para os clientes, principalmente em produtos do dia a dia que não se diferenciam muito pela qualidade, então normalmente procuramos o preço menor.

Porém, é preciso ter muito cuidado com esse diferencial. Abaixar muito o preço de um produto que deveria custar mais poderá passar uma impressão de baixa qualidade, além de te causar prejuízo. Aumentar muito o preço na intenção de valorizá-lo também poderá se tornar um tiro no pé.

Por isso é necessário que você conheça muito bem os seus clientes, seu poder aquisitivo, e quanto estão dispostos a pagar pelo seu produto para que haja o equilíbrio.

 

Qualidade

As pessoas esperam que seu produto dure muito tempo? Que não quebre fácil? Ou que seja descartável e higiênico? Após definir essas características, fique de olho no que os seus concorrentes estão fazendo, pois onde eles pecarem, será a sua chance de fazer melhor e conquistar os clientes.

 

Valor percebido

Muito mais importante que o preço, é o valor que você agrega. Uma técnica bastante utilizada pelas marcas hoje em dia é a utilização de emoções e sentimentos que fazem com que a pessoa não sinta que está comprando apenas uma roupa de marca, mas um estilo de vida, ela está comprando FELICIDADE.

Outra forma de agregar valor são os adicionais que você oferece. Um suporte após a compra, um brinde, um serviço incluso, entre outros. São atitudes que farão com que o cliente valorize seu produto e acredite que realmente vale a pena comprar.

 

Inovação

Inovar significa encontrar uma forma diferente e criativa para solucionar um problema antigo ou até mesmo um problema novo. Um bom exemplo é o caso da furadeira, onde uma pessoa identifica a necessidade de um furo na parede e começa a procurar formas de suprir essa necessidade.

Muitas empresas irão oferecer a furadeira comum e isso o tornará um produto extremamente competitivo. Mas uma boa forma de inovar seria oferecer o serviço de marido de aluguel, por exemplo, já que muitos não querem comprar a furadeira apenas para um único furo.

Encontre uma forma de solucionar um problema de um jeito que seja mais vantajoso para o consumidor e que poucos ou ninguém mais faça. Seu cliente com certeza valorizará este diferencial.

 

Atendimento

Para o consumidor, muito mais importante que o preço, é toda aquela experiência de consumo que ele terá ao comprar um produto seu. Muitas vezes o produto é de ótima qualidade, mas acaba sendo arruinado por um atendimento ruim, ou até mesmo o contrário, um produto não tão bom, salvo com um excelente atendimento.

Você deve cuidar para que cada cliente seja tratado de forma personalizada e sinta-se único durante todo o processo de venda. Lembre-se também de não abandoná-lo depois, o pós-venda é tão importante quanto o pré. Invista em suporte técnico para tirar dúvidas e resolver qualquer problema com rapidez, jamais o deixe sem uma resposta educada, e ele sempre voltará.

 

Comunicação

A forma como você divulga sua empresa também tem muita importância nesse processo. Primeiramente você deve definir todas as principais características e a personalidade da sua marca, sempre levando em consideração os interesses do consumidor.

Algumas marcas se caracterizam como sérias, outras são mais extrovertidas, e isso deverá estar presente em toda sua comunicação, para que os clientes te conheçam e se tornem íntimos da sua empresa.

Outro detalhe importante na comunicação é a sua identidade visual. É ela quem ficará gravada na mente das pessoas e fará com que sua marca seja reconhecida rapidamente por todos que virem suas cores e logotipo.

 

Canais de venda

Já se você identificar que para o seu público-alvo é extremamente importante a facilidade na hora de encontrar e comprar produtos, essa é uma ótima oportunidade de investir em canais de venda diferenciados.

Esteja presente onde o seu público está, seja na internet, por telefone, redes sociais, e cuide até mesmo da localização física da sua loja, que deve ser de fácil acesso e possuir uma boa apresentação.

 

Independente da sua área de atuação é inevitável que exista concorrência. Por isso é importante estar sempre atento a todos os diferenciais que poderão ser explorados, e se for o caso, não há problemas em utilizar o preço, desde que de forma segura e eficiente.

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