Por que a taxa de rejeição do meu site é alta?

Blog > Marketing Digital

Publicado em: 11/02/2019

Antes de falar qualquer coisa é muito importante reforçar que a maior parte das empresa já possuem site, mas uma parcela muito pequena acompanha as métricas do Google Analytics e uma parcela menor ainda sabem utilizar essa ferramenta.

Fato é que uma das métricas que mais assustam e geram dúvidas é a Taxa de Rejeição que o GA reporta e as pessoas sequer sabem se é um número bom ou ruim.

 

O que é Taxa de Rejeição?

Vamos lá, primeiro é preciso entender que taxa de rejeição se trata de pessoas que acessam uma página do seu site e não interagem com ela ou não continuam navegando (não entram em outras páginas).

 

Qual % de Rejeição é saudável?

A boa notícia é que essa métrica não influencia no ranqueamento do site no Google, mas uma taxa de rejeição ser boa ou ruim vai depender muito do ramo de atuação e objetivos da página em si, porém existem algumas medições de mercado:

 

  • Varejo – 20 a 40%
  • Landing pages – 70 a 90%
  • Portais (exemplo: MSN, G1) – 10 a 30%
  • Sites de serviço/FAQ – 10 a 30%
  • Venda de serviços (geração de leads) – 30 a 50%
  • Sites de conteúdo – 40 a 60%
  • Blogs – 70 a 98%

 

O que pode representar uma Taxa de rejeição muito alta?

É preciso se atentar a vários pontos que podem gerar a consequência de uma alta rejeição de seu site/página, vamos listar alguns:

 

Mobile Falho

Os Acessos através de smartphones crescem a cada ano e por isso seu site precisa estar preparado 100% para essa tendência que já se torou realidade, portanto se seu site inda não é responsivo invista no desenvolvimento de um novo site.

 

Origem do Tráfego     

É muito importante analisar de onde o usuário veio, por exemplo, se ele estava navegando em uma rede social, viu eu link e clicou, a tendência é que ele feche seu site após e ler e volte a navegar, não prosseguindo para demais páginas.

Agora se a maior parte dos acessos veio por anúncios pagos do Google (Google Ads) onde as pessoas já estão buscando o seu serviço, torna-se preocupante uma taxa de rejeição alta, e nos próximos tópicos vamos listar alguns fatores que podem contribuir com isso.

 

Site lento

Isso é mais do que fato! Se a página demora para carregar, o usuário sai mesmo, afinal estamos vivendo um momento em que pessoas não querem esperar muito por coisas simples como um site carregar em suas telas.

 

Layout mal planejado

Muitos sites tem um layout pouco claro para o usuário encontrar as informações que buscam, visualmente incômodo ou com falta de conteúdo.  Isso impacta diretamente a taxa de rejeição.

 

Anúncios mal segmentados

Se você investe em anúncios pagos no Facebook, Google, etc que levam para seu site e a segmentação de público não estiver bem definida pode estar trazendo tráfego não qualificado, ou seja, que não é o público ideal que compra do seu negócio.

 

Se você chegou à conclusão que precisa modificar seu site, analisar melhor as métricas ou mudar as estratégias entre em contato com nossos especialistas clicando aqui.

Receba uma consultoria gratuita
Entenda quais estratégias e ferramentas podem te ajudar a atingir seus objetivos de negócio.










SkypeTelefone/WhatsappPresencial

ManhãTardeNoite