Principais tendências do Marketing Digital para 2020

Tendências do Marketing digital 2020

É inevitável se surpreender ao notar todas as mudanças que o Marketing teve até aqui, principalmente se falando em marketing digital, uma ferramenta relativamente nova na comunicação. As mudanças acontecem diariamente, e precisamos estar atentos às tendências para não ficarmos desatualizados.

Confira agora as principais tendências do Marketing Digital para 2020 e modernize sua forma de comunicar:

Mudanças de perfis demográficos em cada rede social

O Facebook continua sendo a rede social com o maior número de usuários no mundo, mas engana-se quem pensa que ele é útil para qualquer tipo de campanha. De acordo com os dados mais atualizados, cerca de 41% dos usuários da plataforma possuem mais de 65 anos, e ter o maior número de cadastros não garante necessariamente que o Facebook é a plataforma preferida.

A Pesquisa Social Media Trends 2018 da Rock Content já mostrava no final de 2017, que os usuários estão migrando para o Instagram, principalmente as faixas etárias mais jovens, e essa tendência só aumenta. Vale considerar esses dados na hora de escolher a melhor plataforma para a sua campanha, afinal, nem todo mundo está no Facebook.

tendência de marketing digital

Aumento no uso de Chatbot

Os chatbots são uma espécie de robôs de atendimento, um atendente virtual que responde as principais dúvidas dos usuários rapidamente. Eles são programados para responder os consumidores da forma mais natural possível, e estão sendo aperfeiçoados cada dia mais.

Os principais benefícios de utilizar o chatbot incluem manter uma boa taxa de resposta às mensagens, solucionar pequenos problemas que não precisariam demandar o trabalho de um funcionário, e a grande economia gerada em recursos humanos. Com certeza é uma tendência do Marketing Digital que só tem a crescer em 2020.

O conteúdo continua sendo importante

Outra Tendência de Marketing Digital que já é utilizada pelas empresas e continuará tendo muita relevância em 2020 é a produção de conteúdo. Seja qual for o seu público, os internautas querem consumir conteúdos interessantes e que os entretenham.

Também vale lembrar que produzir conteúdo para a sua empresa não é apenas falar sobre seus produtos e serviços, deixando esse material com cara de comercial. Você deve entender em que tipo de dicas, curiosidades e produções educativas os seus possíveis clientes têm interesse, e oferecer a eles como um presente, e não um anúncio.

Engajamento ainda maior com vídeos

A utilização de vídeos na produção de conteúdo também vem sendo amplamente estudada pelos especialistas há algum tempo. Percebe-se que esse formato tem a tendência de gerar maior interação entre os usuários, e ainda traz outros benefícios.

Através do vídeo é possível transmitir a essência e a personalidade da sua marca, acrescentando músicas e emoções que não são tão “vivas” em outros formatos. Ele também se sobressai ao texto pois a maior parte dos usuários estão em busca de conteúdos mais interativos e fáceis de consumir.

Outro ponto positivo do vídeo é que ele fornece métricas mais específicas e definidas, como por exemplo, o tempo médio que os seus usuários estão assistindo antes de rolar o feed, por exemplo. Essa métrica possibilita analisar o ponto exato em que as pessoas estão parando de assistir, ajudando a entender os motivos e corrigi-los nas próximas produções.

Aumento nas interações por voz

O verdadeiro motivo para o aumento das interações por voz com os dispositivos eletrônicos, é que o falar é a maneira preferida do ser humano de interagir.  Essa tendência foi potencializada com o surgimento dos dispositivos inteligentes, como a Siri, o Google, Cortana e Alexa, que possibilitam comandar os eletrônicos por voz.

Um ponto a se levar em consideração, é que quando o usuário faz uma pesquisa no Google por texto, ele encontra milhares de respostas relacionadas. Mas, quando pesquisa algo por voz, a assistente virtual entrega uma resposta pronta e o internauta, muitas vezes, só tem acesso a alguns poucos resultados disponíveis, os que a ferramenta julga ser o mais importante, e seus conteúdos devem estar adaptados para isso.

Essa tendência também traz inúmeras oportunidades para expansão no mercado, pensando em inovações relevantes para o público. É tempo de pensar em adaptar seus aplicativos para reconhecimento de voz, e os seus conteúdos para que sejam encontrados pelos assistentes existentes.

E-mails e conteúdos cada vez mais personalizados

Os consumidores estão saturados de conteúdos feitos para a massa sem qualquer sentimento ou personalização. Eles têm o desejo de se sentirem únicos, especiais, e valorizam o contato individual.

É por isso que muitas empresas já adotaram os métodos de conteúdos customizados, e é muito difícil hoje em dia, receber um e-mail que não contenha pelo menos o nome de quem está recebendo. Quem não acompanha esse tipo de tendência, acaba se tornando obsoleto no mercado.

Muitos especialistas dedicam seu tempo a entender as tendências de marketing digital para o próximo ano e informar às empresas e comunicadores para que estejam atentos às mudanças. Não significa que este seja um modelo rígido a ser seguido, mas ele pode manter a sua marca atenta e atualizada.

Caso precise de ajuda para implementar esses processos, conte com os nossos profissionais.

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