5 Desafios que as empresas pequenas inevitavelmente enfrentam

desafios que as pequenas empresas enfrentam

Toda empresa enfrenta inúmeros desafios durante sua existência, mas existem alguns que são ainda mais comuns nas que estão começando. Confira agora 5 Desafios que as empresas pequenas enfrentam no mercado, e algumas dicas para superá-los:

Dependência dos clientes

É muito comum nas empresas pequenas, que poucos clientes, ou até mesmo um único cliente, seja responsável pela maior parte da sua receita. Isso deixa a sua empresa vulnerável e totalmente dependente daquele (s) cliente (s), pois se ele vier a sair, o seu negócio pode passar por grandes dificuldades.

Com o tempo, essas empresas começam a perceber a necessidade de diversificar sua fonte de renda, prospectando novos clientes e distribuindo melhor essa captação. Porém, à medida que os novos clientes entram, encontramos um novo problema relatado no próximo tópico.

Cansaço

Você percebeu que sua empresa estava dependente de um único cliente, prospectou novos clientes para assegurar sua renda, mas agora não está dando conta de atender a todos? Isso muitas vezes acontece porque agora você tem muitos clientes, mas que não pagam o suficiente para valer o seu trabalho.

Essa situação é um grande problema porque desmotiva tanto a você, que é proprietário, quanto aos seus funcionários. Vocês produzem cada vez mais, não conseguem ver o retorno, e a empresa não tem recursos suficientes para aumentar o time, o que acaba sobrecarregando quem já está nele.

Uma solução interessante é focar seus esforços de marketing para prospectar clientes maiores e melhores que, consequentemente, podem pagar mais. Assim você reduz a quantidade de clientes, consegue atendê-los de forma mais atenciosa, e continua com a renda que teria se tivesse muitos clientes menores.

Problemas financeiros

Os problemas financeiros também estão diretamente ligados com a prospecção de clientes, afinal, se você não tem clientes suficientes para se manter, falta dinheiro para arcar com os custos. E, mais uma vez, essa é uma dificuldade que pode ser solucionada com a definição das melhores estratégias de Marketing e Publicidade.  

Dependência do Fundador

Outra característica bastante comum nas pequenas empresas, é que a liderança do negócio fica concentrada no proprietário, e os funcionários não têm autonomia para gerir e resolver problemas sozinhos. Isso também deve ser trabalhado com o tempo e juntamente com o crescimento da empresa, para evitar que a ausência do empresário prejudique a geração de renda.

Dica: Aprenda a equilibrar qualidade e crescimento

O crescimento dói, e requer sacrifícios, por isso, não tenha medo de abandonar antigos processos, produtos, e clientes que já não trazem resultados para o seu negócio. As dificuldades acontecem só até você se acostumar com as mudanças e estabilizar os processos, depois, cada esforço valerá a pena.

Entenda que, na maioria das vezes, investir em uma agência que só foca na publicidade pode não ser o suficiente. Você precisa de uma agência que entenda de negócio e ofereça consultoria especializada em todas as áreas da sua empresa, complementando todo esse trabalho com a Publicidade.

Entre em contato e agende um horário com o nosso consultor.

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