Como ter sucesso em sua gestão de marca

Gestão de marca

O processo de gestão de marcas é um dos mais importantes na comunicação, seja na criação de uma nova marca, quanto na manutenção de uma já existente. Existem algumas dicas que podem te ajudar a ter sucesso na sua gestão de marcas, e pode ser feito tanto pela sua empresa, quanto pela sua agência.

Organize sua equipe de marketing

Muitas vezes uma equipe pode se encontrar sobrecarregada em meio a tantas demandas, o que prejudica a qualidade do trabalho e o cumprimento de prazos. Por isso, o primeiro passo para gerenciar a sua marca, é gerenciar a sua equipe.

Ter alguém especializado em gestão de projetos é a chave para organizar as demandas de tarefas e prazos. Ou, você também pode delegar essa tarefa a uma agência de Marketing e Publicidade, por exemplo.

Defina um posicionamento concreto

Após organizar a sua equipe e ter ao seu lado profissionais competentes, é hora de trabalhar em conjunto para criar um novo posicionamento para a sua marca, ou aperfeiçoar o atual. Faça um levantamento de características que você acredita que estejam presentes na personalidade da marca e pontos que gostaria que o público conhecesse.

Você gostaria de se posicionar como a marca mais barata? Ou quem sabe a mais Premium? Como uma marca amiga, cuidadosa, protetora, ou talvez empoderada e corajosa. Seja qual for a personalidade, que ela seja concreta e esteja bem definida, assim, poderá ser utilizada sem problemas em toda a comunicação.

Explore sua proposta única de valor

Mais do que um posicionamento, a Proposta Única de Valor é aquilo que a sua marca tem de mais especial, algo que se sobressai a todas as outras e a torna realmente única. Descubra esse ponto chave através de pesquisas com consumidores, funcionários e discussões em grupo, e garanta que ele esteja presente em todas as campanhas.

Implemente o conceito internamente

Na hora de considerar o público que conhecerá a sua marca e receberá suas mensagens, nunca se esqueça de um dos públicos mais importantes nesse processo: o interno. Seus colaboradores são a “cara” da empresa, e precisam transparecer a identidade da marca tanto dentro quanto fora do trabalho.

Lembre-se que, além de serem os colaboradores que atendem aos clientes e fazem a sua comunicação, eles também são consumidores quando deixam o ambiente de trabalho, e serão a melhor propaganda para amigos e família. Faça com que seus funcionários tenham orgulho de contar onde trabalha, como são seus produtos e o que mais gostam na marca, e com certeza seu conceito estará bem divulgado.

Seja consistente na comunicação

Cada interação e postagem que estiver no nome da sua página, deve gerar identificação com o posicionamento definido, e preferencialmente, deve conter também sua Proposta Única de Valor. Assim você garante que a personalidade dessa marca esteja muito clara e seja conhecida por todos, se tornando uma associação natural.

Construir uma imagem sólida e conhecida pode não ser uma tarefa tão fácil, e pode levar anos até que as pessoas realmente pensem na sua marca como você deseja. Nesse processo, você pode trabalhar com uma equipe interna, ou contratar uma agência especializada que fará esse trabalho por você.

Seja qual for a sua escolha, entenda a partir de hoje, a importância da gestão adequada de marcas, e implemente essas mudanças no seu negócio.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
(19) 9 9290-6332
(19) 3911-8629
contato@agenciampub.com.br
Unidade Mogi Guaçu
Travessa Maria Rodrigues, 101 Centro – CEP 13840.082
Unidade Campinas
Rua Conceição, 233 – sala 916 Shopping Jaraguá – Centro
Certificações &
Expertises