Como gerenciar suas ações de Marketing durante o recesso de final de ano

marketing para o recesso

Fim de ano é uma época muito aguardada por todos, tanto pelos comerciantes que terão aumento nas vendas, quanto pelas empresas que terão um período mais tranquilo para descansar. Porém, é sempre importante lembrar de analisar suas estratégias de marketing antes de sair, para decidir se deverão continuar funcionando ou deverão ser pausadas durante o recesso de fim de ano.

Confira agora algumas dicas para tomar essa decisão, e caso ainda tenha dúvidas, fale com nosso consultor:

Utilize os conteúdos lançados durante o ano

Para otimizar o seu tempo e garantir que esteja tudo certo antes do recesso, você pode reaproveitar os conteúdos que tiveram boa performance durante o ano para novas campanhas. Isso pode ser feito, por exemplo, mudando o formato original do conteúdo, transformando um artigo de blog em e-mail marketing, por exemplo.

Também é possível reenviar um e-mail marketing que funcionou, para os leads que não estavam no seu banco de dados na data do primeiro envio, sempre tomando cuidado para não enviar o mesmo conteúdo a quem já recebeu. Assim você otimiza seus conteúdos e consegue descansar sem preocupações.

Mantenha os anúncios de captura de leads rodando

Outra dúvida bastante comum, é se as empresas devem pausar as campanhas de mídia paga enquanto não há expediente, seja no recesso ou datas especiais e feriados. A resposta vai depender da campanha.

Os anúncios com foco em captação de leads, por exemplo, podem e devem continuar rodando durante as festas de final de ano, afinal, eles funcionam sozinhos e continuam trazendo resultados enquanto você descansa.

Já aqueles com foco em convidar o consumidor para visitar a loja, gerar algum tipo de contato ou compra que precise de uma resposta da empresa, devem ser pausados para evitar inconvenientes.

O fluxo de automação também deve continuar

Final de ano é uma época de descanso para muitas pessoas, o que significa que é o momento em que elas estão mais “livres” para consumir conteúdos e conhecer coisas novas. Por isso é importante manter seu fluxo de e-mails, sms, e outros meios de automação, funcionando normalmente, para não perder a chance de alcançar muita gente em dezembro.

Pause qualquer ação que possa deixar o lead esperando um contato

Como dito anteriormente, não faz nenhum sentido manter campanhas que incentive o contato do lead com a empresa, a não ser que você tenha uma equipe de vendas de plantão. Ainda que as chances sejam menores nessa época do ano, pode ser que um ou outro lead acesse seu site e solicite um bate-papo com um consultor, por exemplo, o que trará resultados negativos para você.

O melhor a se fazer então, é pausar todas essas campanhas, dar um merecido e verdadeiro descanso a toda a equipe, e voltar com força total em janeiro, garantindo o melhor atendimento.

Planeje o retorno antes de sair de férias

Nós sabemos o quanto você está ansioso por um descanso, mas é importante já pensar nas estratégias para o próximo ano. Recomendamos que você faça uma reunião de equipe, analise os resultados do ano que passou, e construa uma meta ainda maior (mas realista) para 2020.

Aproveite também para planejar as tarefas de curto prazo a serem realizadas nas primeiras semanas de janeiro, assim você aumenta a produtividade e já volta sabendo exatamente o que precisa ser feito.

As férias precisam ser um momento para realmente descansar, sem precisar se preocupar com alguma coisa que possa dar errado enquanto você está ausente. Por isso é importante fazer esse planejamento do que poderá continuar funcionando e o que é melhor pausar em suas estratégias, garantindo que nada dê errado.

Aqui na Agência nós sempre nos programamos com antecedência e cuidamos de tudo para que nossos clientes não tenham qualquer problema. Caso você esteja precisando de ajuda com sua gestão de marketing, não hesite em falar com nosso consultor.

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