Funil de vendas, entenda e saiba como criar conteúdo para cada etapa

como criar conteúdo para cada etapa do funil

O funil de vendas é uma ferramenta indispensável nas suas estratégias de marketing, pois é ele quem organiza seus leads e direciona o conteúdo certo para cada grupo. É importante que você entenda e saiba criar conteúdo para cada etapa do funil para que suas estratégias sejam assertivas.

Um lead que ainda não identificou que possui um problema, por exemplo, não irá se interessar por um anúncio do seu produto, ele precisa passar por todo um processo de reconhecimento do problema, busca por uma forma de resolvê-lo, e aí sim conhecer o seu produto como uma opção.

Confira agora algumas dicas sobre como criar conteúdo para cada etapa do funil de vendas e potencializar sua estratégia:

Topo de funil

Essa é a etapa da jornada de compra que chamamos de Aprendizado e Descoberta, a etapa inicial, quando o consumidor ainda não percebeu que tem um problema, mas já está interessado em assuntos relacionados.

É bastante comum nessa fase, que o lead apenas pesquise sobre algo que aconteceu a ele, mas que ele ainda não vê como um problema real. Após buscar e ler sobre o assunto, ele irá identificar o problema e começar uma nova busca, agora pela solução.

Conteúdos para topo de funil

O principal objetivo dos conteúdos de topo de funil é mostrar à persona que ela tem um problema que deve ser resolvido. Como o topo é a parte mais larga do funil, esse conteúdo deve possuir uma leitura fácil, ser claro e objetivo, atraindo o maior número de pessoas pela curiosidade.

Você não deve mencionar a sua empresa nesses textos, nem transparecer que o objetivo é vender, pois eles são apenas educativos, e os leads ainda não estão prontos para te conhecer. Faça com que eles realmente acreditem que esse conteúdo é um presente gratuito, sem segundas intenções, apenas para que aprendam mais sobre seu problema.

Meio de funil

O meio do funil é quando o lead já identificou que tem um problema, mas ainda não sabe como resolvê-lo, então ele começa a buscar pelas formas disponíveis, e é nessa etapa que você pode qualificá-lo. Seu lead agora está encontrando diversos tipos de produtos disponíveis para resolver esse problema, por isso seu conteúdo deve ser ainda mais informativo, podendo ser até um pouco comercial, para convencê-lo de que o produto que ele precisa é o seu.

Conteúdos para meio de funil

Os conteúdos de meio de funil precisam ser ainda mais educativos e completos que os do topo, como por exemplo os E-books, Posts de blogs e Newsletters personalizadas, onde os leads poderão ter informações mais aprofundadas sobre os seus produtos e serviços e como são úteis para resolver o problema deles.

Fundo de funil

O fundo de funil é o momento em que tudo o que você ofereceu para o seu lead em forma de conteúdo pode fazer a diferença. Aqui ele já está bem informado sobre o seu produto e qualificado para receber conteúdos mais promocionais e direcionados à sua marca, é também quando ele estará pronto para efetuar a compra.

Conteúdos para fundo de funil

No fundo de funil você pode utilizar pesquisas comparativas já realizadas entre os produtos disponíveis, vídeos de testes do seu produto, tabelas de preço, cupons promocionais, entre outros meios de divulgação mais direcionados à compra. Tenha cuidado para nunca direcionar esse tipo de conteúdo com cunho mais promocional aos leads do topo do funil, pois eles ainda não estão preparados para comprar, e a conversão será praticamente impossível.

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