Estratégias de Marketing para experimentar em 2020

marketing 2020

Que a sua empresa precisa estar presente no universo digital, e sempre criando conteúdos relevantes e promovendo o engajamento do público, você já sabe, e provavelmente já utiliza as principais ferramentas disponíveis para isso. Mas o que você pode não saber, é que existem algumas estratégias além das tradicionais que farão toda a diferença no marketing da sua empresa em 2020.

Confira agora as principais estratégias de marketing para experimentar e “sair da casinha” em 2020:

Transmissões ao vivo

Os conteúdos em vídeo já vinham fazendo sucesso desde o começo das redes sociais, mas surge agora uma forma de conteúdo em vídeo que traz ainda mais engajamento, são as chamadas lives. O Facebook já possibilita fazer uma transmissão ao vivo há algum tempo, o Instagram também a permite através dos stories, e recentemente, o Linkedin entrou nessa moda lançando o Linkedin Live.

Quem é que nunca assistiu um jogo, um desfile, uma palestra ou até mesmo um bate papo com um influenciador ao vivo, não é mesmo? As chamadas possibilitam comentários e interações em tempo real, o que agrega um engajamento incrível para a sua marca.

Dentre os principais conteúdos que podem ser exibidos em suas lives estão:

– Entrevistas com especialistas do mercado

– Anúncios de novidades da empresa (desde que relevantes)

– Tutoriais sobre como usar um produto

– Webinars sobre sua área de atuação

– Perguntas e respostas com o público

– Dia a dia da empresa, rotina e funcionários

– Eventos e shows dos quais a empresa irá participar

O melhor da transmissão ao vivo é que ela passa grande credibilidade, pois não possibilita edições e é feita de forma mais descontraída e real, como uma verdadeira conversa. Não tenha medo de errar, a descontração é o grande diferencial das lives.

Podcasts

Publicar alguma forma de conteúdo em blogs, redes sociais e Youtube já faz parte da maioria das empresas brasileiras, mas o que muitas não sabem, é que não existem só essas formas de produzir e divulgar conteúdo. Um dos formatos mais negligenciados pelas empresas são os podcasts, porém sua popularidade vem aumento nos últimos tempos.

Uma pesquisa do Ibope revelou que 40% dos internautas brasileiros já ouviram algum programa de áudio na internet. Que tal experimentar essa estratégia em 2020?

Conteúdos para download

Os conteúdos para download são como presentes que você dá ao público em troca de suas informações de contato. Assim, ao mesmo tempo que essas pessoas se tornam leads, você agrega valor à sua marca ou produto, oferecendo algo valioso gratuitamente.

Alguns exemplos de materiais que podem ser oferecidos para download são:

– Templates

– Checklists

– Planilhas

– Guias

– Pesquisas

– Ebooks

Comunidades e grupos exclusivos

Os grupos exclusivos também podem ser uma estratégia muito interessante. É possível cria-los no Facebook ou Instagram e construir uma comunidade, onde todos poderão discutir e opinar sobre assuntos relacionados a sua marca.

Eles são eficientes para gerar engajamento e ainda te ajudam a colher insights que serão usados pela sua comunicação posteriormente, uma excelente forma de pesquisa de mercado. Mas não adianta apenas criar o grupo e abandoná-lo, é preciso que a moderação proponha discussões, promova interações e ofereça conteúdos de valor para a comunidade.

Machine learning

Você já acessou um e-commerce e recebeu recomendações de produtos que pareciam ser exatamente o que você precisa? Isso é fruto da Inteligência Artificial. Essa tecnologia, já há algum tempo, deixou de ser relacionada a filmes de ficção científica para se tornar acessível a todos, em programações do dia a dia e que facilitam muito a sua comunicação.

Ela também está presente nos chatbots, que aprendem diariamente com as perguntas que recebem e se tornam cada vez mais personalizados, chegando mais perto do atendimento humano.

Esses “robôs” acompanha os passos dos internautas, coletando informações sobre os sites que eles visitam, os produtos que têm interesse e o que mais gostam de fazer, para oferecer anúncios personalizados e muito mais afetivos. A Inteligência Artificial é com certeza o futuro do Marketing Digital, e não pode faltar nas suas estratégias.

Marketing Sustentável

Apostar em estratégias de Marketing Sustentável se tornou mais do que um diferencial, é quase que uma necessidade para as empresas. Além de trazer uma repercussão positiva para a imagem da sua marca, o Marketing Sustentável proporciona inúmeros benefícios ao meio ambiente, que é uma responsabilidade de todos.

Alguns exemplos de melhorias que, além de preservar o meio ambiente, ainda gera economia financeira podem ser:

– Reduzir o consumo de papel no dia a dia de trabalho

– Aproveitar a água da chuva

– Separar o lixo reciclável

– Utilizar materiais biodegradáveis para embalagens

– Promover projetos de educação ambiental

– Campanhas de descarte correto de produtos e embalagens

– Ser transparente com o público em seus canais de comunicação

Promover a Diversidade

Promover a inclusão de pessoas de diferentes origens, etnias, gêneros, religiões, idades, orientações sexuais e deficiências vai transformar a sua empresa em um empreendimento que promove a redução da desigualdade no mundo, uma atitude muito valorizada pelos consumidores.

Porém, dizer que apoia a diversidade não é suficiente para convencer clientes cada vez mais exigentes, é preciso que o discurso esteja presente em toda a sua comunicação e atitudes da empresa. A utilização de modelos diversos em suas peças gráficas, por exemplo, é um bom começo, você já parou para analisar sua comunicação para ver se ela realmente é diversa? Comece sempre pelo básico!

Agora que você já conhece as principais estratégias que irão alavancar sua empresa em 2020, é hora de botá-las em prática. Caso precise de ajuda no processo, sempre poderá contar com nossa equipe de profissionais qualificados. Agende uma assessoria!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
(19) 9 9290-6332
(19) 3911-8629
contato@agenciampub.com.br
Unidade Mogi Guaçu
Travessa Maria Rodrigues, 101 Centro – CEP 13840.082
Unidade Campinas
Rua Conceição, 233 – sala 916 Shopping Jaraguá – Centro
Certificações &
Expertises