Você sabe como definir o orçamento de marketing da sua empresa?

como definir o orçamento de marketing da sua empresa

É bastante comum entre as empresas, já deixar reservados no planejamento financeiro anual, cerca de 5% do faturamento para o marketing, mas essa não é a única forma de calcular e definir o melhor orçamento. Confira nossas dicas e saiba como definir o orçamento de marketing da sua empresa para 2020:

Usando referências anteriores

Para ter uma base do orçamento necessário para o marketing da sua empresa, você pode começar observando os gastos anteriores. Por exemplo, se você já costumava investir em Google Adwords, Facebook Ads ou qualquer outra mídia, pode tomar como base os valores que já costumava gastar mensalmente e o retorno que já tinha com eles.

Outro valor que pode entrar nesse cálculo é a mensalidade que você disponibilizava à agência. Provavelmente esse valor já terá sido atualizado, mas já é uma base para o investimento total.

Realizando cotações

Se você nunca teve despesas similares ou prefere confiar em valores mais atuais, é possível encontrar uma agência de confiança e fazer a cotação de seus serviços e mídias a serem utilizadas. Ligue para alguns fornecedores, passe informações básicas sobre o que você precisa e faça uma média dos valores de mercado.

É sempre melhor usar como base os valores de cada veículo individualmente sem contar com qualquer tipo de desconto, mas lembre-se que é possível conseguir preços especiais quando você está em parceria com uma agência de publicidade. Considere então os valores reais, e caso consiga um desconto posteriormente, este pode ser reinvestido em outra estratégia.

Mantendo uma margem de segurança

Como você já percebeu, os métodos citados anteriormente não são muito precisos, mas mesmo assim você precisa deixar reservado no seu planejamento anual, uma quantia que cubra todos esses gastos. Então, o melhor a se fazer aqui é deixar uma margem de segurança para o caso de o dinheiro faltar, é sempre melhor errar para mais.

Acrescente entre 15% e 20% do valor de cada item para construir essa margem e manter seu planejamento seguro.

Disponibilidade financeira da empresa

No caso das pequenas e médias empresas, é muito comum que tenham um orçamento bastante limitado para disponibilizar ao marketing, e não podem simplesmente cotar os valores e separar esse dinheiro. Por isso, esse método identifica primeiro a verba disponível, para depois planejar o que será feito com ela, sempre tentando negociar e eliminar estratégias menos importantes.

Se você tem R$10 mil ou R$20 mil anuais para o marketing, por exemplo, e acha que não será suficiente, não se preocupe, é totalmente possível manter uma comunicação assertiva com esse valor. Em vez de contratar cada veículo separadamente, você pode simplesmente fechar uma parceria com uma Agência de publicidade onde saberá exatamente quanto pagará por mês, sem sustos posteriores, além de ter uma equipe completa cuidando de tudo para você, de acordo com o pacote contratado.

Esperamos que após essas dicas estejam todos preparados para reservar uma verba para o marketing em 2020. Muitas empresas acabam negligenciando essas estratégias tão importantes sem saber que elas fazem toda a diferença no sucesso do negócio.

Ainda com dúvidas? Agende um horário e fale com nosso consultor 🙂

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