Como integrar Facebook Ads e E-mail Marketing para aumentar suas conversões

integrar Facebook Ads e E-mail Marketing

Integrar suas estratégias de Facebook Ads e E-mail Marketing é importante porque, apesar de pesquisas indicarem que 95,9% dos consumidores têm o hábito de checar sua caixa de entrada diariamente, essas pessoas estão cada vez mais seletivas sobre quais e-mails abrir, e aqueles e-mails comerciais são os mais ignorados.

Mas isso não significa que o e-mail marketing não seja uma boa estratégia, seus leads abrirão seus e-mails quando vocês tiverem um relacionamento de confiança entre si. O Facebook então, como uma rede social que aproxima as pessoas, te ajuda a complementar a comunicação e estar mais próximo dos seus contatos, potencializando suas taxas de conversão.

Confira agora algumas dicas sobre como integrar as duas ferramentas:

Unifique a linguagem nos dois canais

Essa dica não vale apenas para o Facebook e E-mail Marketing, mas também para todos os outros meios de contato com o público utilizados. É essencial que toda a sua comunicação esteja interligada e tenha uma identidade própria, unificando cores, formas de falar/escrever e personalidade, é o que cria a voz de uma marca.

Essa identidade precisa ser forte e marcante, de modo que ao ver qualquer anúncio seu, os consumidores já identifiquem do que se trata. É preciso se atentar também, que a voz de uma marca não deve ser criada com base nos desejos exclusivos da empresa, e sim entendendo a persona e identificando a melhor forma de falar com ela.

Organize suas campanhas de acordo com a etapa do funil

Um erro bastante comum na hora de mesclar essas estratégias, é ignorar a etapa do funil em que o lead se encontra. Lembre-se sempre que independentemente da plataforma que o lead receberá a sua comunicação, ele precisa receber a mensagem correta e mais assertiva para si.

No e-mail marketing é possível separá-los de forma bem simples, direcionando um conteúdo diferente para cada etapa do funil. No Facebook também é possível separar o público por classificações bem específicas de cada parte do funil, como por exemplo separar aqueles contatos que já acessaram seu site daqueles que já fizeram a compra, ou que nunca tiveram qualquer contato com você, por exemplo.

Use seus anúncios como tráfego a uma landing page

Você também pode integrar o seu Facebook Ads com a plataforma de e-mail marketing criando anúncios no Facebook que levam a uma landing page. Ao acessar a página, o internauta preenche seus dados e se torna um lead, sendo assim capturado tanto na sua lista de e-mails quanto no público do Facebook, que pode ser segmentado por pessoas que interagiram com um determinado anúncio.

Configure públicos semelhantes

Essa é uma das etapas mais importantes na hora de integrar as duas estratégias. Para criar um público semelhante, basta acessar a área “públicos” no gerenciador de anúncios, selecionar “criar público semelhante” e, na janela que abrirá, escolher a opção “arquivo de clientes”. Na maioria das ferramentas de e-mail marketing é possível transferir os contatos diretamente em um arquivo CSV.

O Facebook criará uma lista de pessoas com as mesmas classes sociais, faixa etária, localização, dentre outras características importantes desses leads, e posteriormente, veiculará seus anúncios a elas. É uma estratégia interessante pois você já conhece esses leads, já sabe que eles estão engajados com a sua empresa, e fazem parte do seu público-alvo, então o Facebook apenas amplia esse público para outras pessoas com características parecidas.

Seja mobile friendly

A porcentagem de pessoas, no mundo todo, que acessam a internet pelo celular já supera aquelas que o fazem através de um computador. O mundo está cada vez mais “mobile”, e a sua marca também precisa ser.

Garanta que todos os seus anúncios, landing pages e e-mails são responsíveis para todas as plataformas, pois acredite, seu consumidor irá acessá-los dos mais diversos equipamentos. Existe uma ferramenta bastante simples do Google que testa suas landing pages ou sites e informa se eles estão otimizados para dispositivos móveis.

Existem inúmeras formas de integrar diferentes plataformas e estratégias de marketing para unificar a sua comunicação e falar com um público em diferentes lugares. Essas dicas são apenas algumas das que você pode utilizar, mas caso queira saber mais ou contar com ajuda profissional, não hesite em nos contatar!

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