Como fazer um plano de redução de custos na sua empresa

plano de redução de custos na sua empresa

Fazer um plano de redução de custos para a sua empresa é o primeiro passo para começar a investir em coisas que realmente trarão retorno, como a publicidade, por exemplo. Para começar, você precisa ter bem clara, uma análise dos custos atuais, para definir suas metas e identificar aqueles que podem ser reduzidos, ou até mesmo cortados.

Veja a seguir algumas dicas que podem ser úteis e te ajudar nessa redução de custos:

Aposte em acessórios individuais

Uma boa forma de começar é pelo ambiente interno da sua empresa e os produtos que seus colaboradores utilizam no dia a dia. Incentivar o uso de garrafas e copos pessoais, por exemplo, já economiza muito com copos de água e café.

É possível ainda, inovar com uma ação de endomarketing e fornecer esses acessórios (copos, canecas e garrafas) personalizados aos funcionários, assim você também estará ajudando a divulgar sua marca com o dinheiro economizado.

Planeje bem o seu estoque

Conhecer o fluxo de vendas do seu negócio e planejar bem o estoque, pode te ajudar a economizar um bom dinheiro. Evite comprar produtos demais que ficarão parados na loja, mas também garanta que estejam à disposição quando um cliente o procurar, pois isso pode te impedir de completar uma venda.

Lembre-se de que a reposição do estoque é um custo, seja ele quinzenal ou mensal, e deve estar dentro do seu orçamento para este período. Por isso é importante planejar sempre detalhadamente, assim sobrará dinheiro no final do mês.

Use os benefícios da tecnologia

Existem muitos sistemas e tecnologias disponíveis no mercado que facilitam os processos da sua empresa e aumentam a produção. Vale a pena investir em máquinas mais modernas, em sistemas de automatização, como um CRM (para relacionamento com o cliente), por exemplo, assim você economiza com mão de obra e outros custos de trabalho.

Escolha o regime tributário ideal

Existem formas diferentes de pagamento de impostos para cada modelo de negócio e limite de faturamento, escolha o regime correto que te fará economizar mais. Dentre as opções estão o Lucro Real, o Lucro Presumido e o Simples Nacional, que reúne todos os seus impostos em um único pagamento.

Renegocie contratos com fornecedores

Também é possível renegociar contratos antigos a fim de conseguir preços mais baixos, ou revisá-los, para quem sabe, encontrar um fornecedor mais vantajoso. Não é porque o seu contrato é antigo que ele não pode ser revisado ou rescindido.

Envolva toda a sua equipe

Converse com sua equipe sobre seus planos de economia, assim eles podem gerar insights para te ajudar a reduzir os custos. Peça ajuda também, para utilizar os recursos da empresa de forma mais inteligente, evitando desperdícios e potencializando seus lucros.

Existem muitas outras formas de economizar utilizadas pelas empresas, como por exemplo o reaproveitamento de materiais na reciclagem, entre outros. Cabe a você identificar o que está drenando seu orçamento e pode ser reduzido, para então, investir em coisas que realmente trarão retornos reais.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
(19) 9 9290-6332
(19) 3911-8629
contato@agenciampub.com.br
Unidade Mogi Guaçu
Travessa Maria Rodrigues, 101 Centro – CEP 13840.082
Unidade Campinas
Rua Conceição, 233 – sala 916 Shopping Jaraguá – Centro
Certificações &
Expertises