O que são as chamadas marcas humanizadas?

Marcas Humanizadas

As marcas humanizadas são aquelas que todos conhecem pela sua personalidade inconfundível, um bom exemplo disso é a Netflix. A plataforma de streaming surpreende com seu atendimento único, respostas engraçadas, bom humor e outras características presentes em toda a sua comunicação e atendimento, independente do canal.

Porque os clientes preferem marcas humanizadas?

Com o surgimento de novas empresas e o crescimento da concorrência, os consumidores se perdem dentre tantas opções para o mesmo produto, e buscam por uma diferenciação que valorizam. As pessoas preferem então, marcas humanas, que podem ajudá-las a resolver o seu problema e oferecer acompanhamento personalizado.

Existem algumas particularidades da empresa humanizada que você irá acompanhar a seguir:

Quais são as características de uma marca humanizada?

Demonstra Responsabilidade social

Ter responsabilidade social engloba todas as ações de uma empresa, e o compromisso que ela tem diante de seus trabalhadores, consumidores e a sociedade. Empresas socialmente responsáveis se preocupam com como as suas ações afetam o meio ambiente, cuidam das condições de trabalho e oferecem serviços éticos aos consumidores.

É acessível

Uma marca humanizada está sempre disponível para ouvir as necessidades, desejos, sugestões e, até mesmo reclamações de seus clientes. Este é um dos principais motivos pelos quais os consumidores buscam por essa humanização, eles confiam que serão atendidos quando precisarem e se veem como amigos, e não apenas clientes.

Possui Comunicação natural e educativa

Manter uma comunicação constante é importante em qualquer segmento, mas só a marca humanizada faz isso da forma mais assertiva. Essas marcas evitam estruturas persuasivas e invasivas e usam a comunicação de forma mais natural, como uma conversa pessoal com os clientes.

Sua comunicação, portanto, deve ter como objetivos principais, informar, educar, e apontar seus principais valores frente ao mercado.

Como humanizar a sua marca?

Tenha um estilo próprio

Você precisará construir uma personalidade que todos reconheçam só de ler ou ouvir algo sobre sua marca. Uma linguagem divertida, engraçada, ou talvez um pouco mais séria, é o que torna a sua empresa humana, e gera identificação com a personalidade do seu público de interesse.

Mostre seu lado engraçado

O riso é uma linguagem universal e totalmente humana, por isso, explorar o bom humor em sua comunicação pode ser de grande valia. O simples ato de responder seus clientes de forma mais divertida, e adaptar “memes” do momento para se referir a sua marca, já traz um ótimo senso de humor.

Saiba que é totalmente possível criar anúncios engraçados sem precisar ser vulgar, ofensivo ou desrespeitoso com qualquer grupo social. Explore as particularidades da sua marca e crie piadas únicas.

Apresente a sua equipe

Não tenha medo de compartilhar momentos de descontração no seu ambiente de trabalho, como fotos de um café da manhã em equipe, palestras e workshops realizados, entre outros. Para o consumidor, não é uma experiência muito positiva ver somente um logotipo o tempo todo, empresas humanizadas, têm pessoas, e orgulham-se delas.

Você pode fazer uma sequência de publicações falando um pouquinho sobre cada funcionário, por exemplo, ou manter o hábito de compartilhar as conquistas da empresas e momentos em conjunto. Também é uma ótima ideia gravar entrevistas com os colaboradores e divulgar nas redes sociais da empresa, assim é possível conhecê-los ainda melhor.

Tornar-se uma empresa humanizada demanda tempo, pessoas qualificadas e muita dedicação, mas com certeza é algo que trará retornos incríveis para a sua marca. Lembre-se que todas as grandes referências em empresas humanizadas começaram de algum lugar, e você pode começar agora!

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