9 razões para fazer uma avaliação de riscos na sua empresa

avaliação de riscos

A avaliação de riscos é um procedimento que pode ser realizado em toda organização para mensurar problemas e oportunidades relacionadas ao seu negócio atual. O objetivo é criar um cenário mais seguro e previsível, auxiliando no cumprimento de metas empresariais.

Confira agora 9 motivos para não deixar de fazer a avaliação de riscos periodicamente na sua empresa:

1. Aumenta a competitividade

Avaliar possíveis riscos possibilita uma operação mais estratégica e previsível, fazendo com que a empresa esteja sempre um passo à frente e destaque-se dos concorrentes. Prever eventos adversos e estar pronto para quando ocorrerem é a chave para se tornar uma empresa mais competitiva.

2. Promove o desenvolvimento da empresa

Enquanto você avalia possíveis riscos futuros, você também pode observar o posicionamento da empresa como um todo, e revisar objetivos de curto, médio e longo prazo. E, fazendo isso, colabora pelo desenvolvimento progressivo da empresa, à medida em que resolve problemas antes que efetivamente aconteçam.

3. Gera novas oportunidades de negócio

Outro benefício da avaliação de riscos é que enquanto você analisa o mercado, também pode encontrar inúmeras oportunidades, transformando eventos críticos em benéficos para a sua marca. Assim os gestores têm melhores condições de identificar novos investimentos e projetos que serão vantajosos para a empresa.

4. Otimiza o capital da empresa

É aquele ditado, sempre sai mais barato prevenir do que remediar! Quando você prevê riscos e utiliza seu capital de forma mais eficiente na prevenção, evita gastos inesperados com emergências, que costumam custar bem mais. Também previne quedas na produtividade, redução na margem de lucro, e muito mais.

5. Cria valor para o empreendimento

Uma empresa com decisões baseadas em análises de risco é muito mais valorizada do que outra que toma suas decisões baseadas ao acaso, e essa valorização traz resultados comerciais incríveis para a marca.

6. Aumenta a segurança de projetos

Se você acredita que a gestão de riscos só pode ser empregada à uma marca, esse tópico está aqui para dizer o contrário. É possível fazer uma análise detalhada para um projeto específico, assim, proporcionando maior segurança às decisões tomadas e aumentando a taxa de sucesso do projeto.

7. Reduz falhas de execução

A revisão dos processos internos e auditorias sobre a eficiência deles pode ser determinante para prever e prevenir falhas na execução. Um exemplo disso é quando um software comporta uma quantidade limite de dados e a avaliação mostra que a empresa ultrapassará esse número no próximo mês, o que poderia ser um problema se não descoberto a tempo, mas agora poderá ser prevenido contratando um pacote maior.

8. Minimiza a existência de práticas obsoletas

Mapear os riscos também permite identificar práticas obsoletas que poderão prejudicar a empresa no futuro, mantendo seus processos sempre atualizados. A zona de conforto pode parecer segura, mas permanecer nela te impede de crescer, e reconhecer os processos que já não funcionam mais é o primeiro passo para evoluir.

9. Qualifica a equipe

Com a avaliação de riscos a empresa é capaz de identificar tendências de mercado e encaminhar a equipe para capacitações técnicas para suprir essas novas demandas. Além de verificar as fragilidades da equipe e promover práticas para fortalecer esses aspectos, tornando-a mais completa.

Esperamos que esses motivos tenham sido o suficiente para te convencer a adotar essas medidas, tornando os processos e decisões da sua empresa mais seguros e assertivos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
(19) 9 9290-6332
(19) 3911-8629
contato@agenciampub.com.br
Unidade Mogi Guaçu
Travessa Maria Rodrigues, 101 Centro – CEP 13840.082
Unidade Campinas
Rua Conceição, 233 – sala 916 Shopping Jaraguá – Centro
Certificações &
Expertises