Como usar o marketing da empatia e se tornar mais próximo do seu consumidor

marketing da empatia

Hoje em dia, para se ter sucesso em uma empresa é preciso conhecer a fundo o consumidor e estabelecer uma relação de amizade, e é aí que entra o marketing da empatia. Essa é uma estratégia que mostra que a sua empresa realmente se importa com cada cliente, que a conhece, a escuta, e está ali para o que precisarem, algo muito valorizado em um mundo de produção em massa.

O que a sua persona vê?

Aqui você tentará traçar os estímulos visuais que sua persona recebe no dia a dia, como por exemplo como é o mundo em que ela vive, como são seus amigos, o que é amis comum no seu cotidiano, etc. Você pode incluir detalhes sobre o bairro em que ela mora, o tipo de imóvel, e as coisas que ela assiste na TV.

O que ela ouve? 

Quando pensar no que a sua persona ouve, não se aprenda apenas a músicas ou conversas, defina todas as influências que ela recebe de diferentes meios. Quais pessoas e ideias a influenciam? Quem são seus ídolos? Suas marcas favoritas, comunicação que consomem, etc.

O que pensa e sente?

Como a persona se sente em relação ao mundo? Quais suas preocupações? Seus sonhos? E o mais importante, quais ideias e sentimentos o seu produto ou serviço desperta na mente dela.

O que ela faz?

O que a sua persona faz desde o momento em que ela percebe que tem a necessidade de um determinado produto? Ela conversa com amigos? Pede indicação? Ou ela vai direto para a internet? Ou ainda, será que ela é do tipo que vai lá e compra, sem enrolação?

Também é importante saber como a sua perona age, quais são seus hobbies, e qual o seu discurso e o que pratica no dia a dia.

Quais são suas dores?

Nesse tópico, além de entender a dor que levou sua persona a procurar você, o motivo para ela precisar do seu produto, procure incluir também os obstáculos que a impedem de comprar. Do que sua persona tem medo? Que obstáculos ela precisa ultrapassar para conseguir o que deseja?

Quais suas necessidades?

Tente pensar no que você pode oferecer para a sua persona para surpreende-la. O que é sucesso para ela? O que acabaria com seus problemas? Onde ela quer chegar? E como o seu produto ou serviço a levará até lá?

Hora de pôr em prática

Agora que você já entendeu todos esses detalhes pessoais da sua persona, já a conhece como um amigo, é hora de colocar algumas estratégias em prática para desenvolver empatia entre vocês.

Cultive a curiosidade

A empatia não é uma via de mão única, não é só você que precisa ser empático com seus clientes, mas eles também precisam desenvolver certa empatia pela sua marca. Pessoas que sentem empatia têm real interesse pela vida do outro, quer sempre saber mais e nunca se entedia, por isso é importante sempre despertar a curiosidade da sua persona na comunicação.

Ignore preconceitos

É muito comum as empresas enquadrarem seu público em estereótipos de senso comum, porém, fazendo isso, você deixa de conhecer essas pessoas verdadeiramente e pode se comunicar erroneamente. Por isso, não aceite como verdade que mulheres adoram sapatos, maquiagem e roupas de marca, ou qualquer outro tipo de padrão de comportamento, pois as pessoas são diferentes, e empresas empáticas entendem isso.

Experimente a vida do outro

A forma mais fácil de ter empatia pelo outro é vivenciando o que o outro vive. Saia da sua zona de conforto, tente imaginar como seria ser a sua persona, ouça as músicas que ela gosta, assista aos programas que ela assiste, viaje a lugares que ela visita, assim você estará um passo mais perto de entendê-la melhor.

Preste muita atenção quando o outro fala

Lembra que falamos sobre a via de mão dupla? Para criar empatia, você precisa tanto estimular que sua persona te ouça, te entenda, e esteja aberta para sua comunicação, quanto escutá-la quando necessário. Esteja sempre disposto a ouvir reclamações e a ajudar o seu cliente no que ele precisar, coloque-se no lugar dele e realmente se esforce para resolver o problema ou ouvir sua sugestão.

E aí? Gostou das dicas?

Então é hora de coloca-las em prática, e caso precise de ajuda, sempre pode contar com a gente!

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