Anuncio no Google ou Facebook? Descubra como tomar essa decisão.

Blog > Marketing Digital

Publicado em: 11/01/2019

google-ou-facebook

Existem diversas plataformas de anúncio que se enquadram dentro das “mídias pagas”, dentre as mais famosas estão o Google Ads e Facebook Ads devido a sua capacidade gigante de abrangência, recursos, segmentação e resultados.

Mas talvez você precise nesse momento escolher um dos dois para destinar seus investimentos de marketing, e como você avalia qual é o melhor?

 

#1 – Você vende desejo ou necessidade?

Vamos começar literalmente pelo começo nesse artigo. O primeiro fator é entender que tipo de negócio é o seu, se as pessoas compram seus produtos/serviços por desejo e vaidade como alimentos e estética ou são de necessidade como uma desentupidora ou chaveiro por exemplo.

Pois produtos de necessidades são aqueles que as pessoas costumam procurar quando já estão desesperadas devido a algum problema, por exemplo se você perdeu suas chaves e não faz ideia onde tem na sua cidade, com certeza você vai para o Google. Diferente de você investir em anúncio pago no Facebook com a intenção de convencer as pessoas a fazer chave, pois ninguém vai pensar: “Nossa, que legal! Hoje vou fazer uma chave nova”.

Mas quando se trata de produtos que as pessoas podem desejar mesmo sem estar precisando como moda, tratamentos estéticos e alimentos, é muito mais viável investir no Facebook, já que boas fotos e uma boa descrição pode despertar o interesse dessas pessoas.

 

#2 – Você quer 1%, 9% ou 90% do mercado?

Isso pouquíssimas pessoas sabem e talvez mude a forma de você pensar a partir de agora:

  • 1% dos consumidores já estão procurando o que você vende!
  • 9% estão procurando pela solução de um problema que ela acabou de identificar que ela tem
  • 90% do mercado está tranquilo, ainda nem sabe que de verdade tem um problema, e essa é a fatia que tem menos concorrentes disputando e muito mais pessoas em potencial para comprar seu produto.

 

Sendo assim a fatia de 1% e 9% vai diretamente procurar no Google, mas os Tranquilos (90% do mercado) precisam descobrir que tem o problema, e as redes sociais é lugar para isso.

 

#3 – Pareceu Fácil, mas….

Com o que você descobriu acima parecia que ia ser simples, já que 90% ninguém explora vou explorar eu, portanto vou anunciar no Facebook. Mas… lembra que disse que esses 90% estão tranquilos e nem sabem que tem um problema? Exatamente, você terá que criar estratégias para educá-lo com artigos, vídeos, landing pages, automação de e-mails, etc. Provendo uma venda um pouco mais lenta até o LEAD percorrer todo o funil de vendas. É muito poderoso explorar essa parte tranquila, mas vai exigir mais investimento e principalmente a contratação de profissionais que entendem de marketing digital e principalmente funil de vendas.

 

#4 – Facebook Ads encontra perfis

Essa é a ferramenta de anúncios do Facebook que permite veicular diferentes formatos de anúncio no Facebook e Instagram (Sim, são do mesmo dono).

A grande vantagem dessa ferramenta é que você pode segmentar de acordo com o seu público-ideal e mostrar anúncios para pessoas que nem sequer ainda procuraram pelo seu produto/serviço ou pelo problema, mas que você sabe que ela precisa e precisa convencê-la disso. (Aqui estão os tranquilos que falamos acima)

 

#5 – Google Ads encontra por palavras chave

Ferramenta do Google para veiculação de anúncios que são disparados quando as pessoas buscam pelas palavras chave que você programou nas configurações da ferramenta. Como você está aparecendo de forma relevante para quem já está buscando seu serviço/produto a conversão é muito maior do que o Facebook (Estamos falando dos 1% e 9% do mercado).

 

#6 – Não existe o melhor de mercado

Como você deve ter percebido não existe a melhor ferramenta do mercado e sim a que nesse momento se encaixa melhor nos objetivos e possibilidade de investimento da sua empresa. Uma delas você obtém retorno mais rápido, porém tem vários concorrentes disputando (Google Ads) e outra a estratégia precisa ser melhor alinhada e investimento um pouco maior para despertar problemas na cabeça dos tranquilos e fazê-los entender que sua empresa é a solução.

 

E aí, qual conclusão você chegou? Que tal marcarmos um bate papo presencial ou online com nossos especialistas? Clique aqui e entenda tudo de Google Ads e Facebook Ads.

Quer ter mais resultados?
Preencha o formulário e nossos especialistas vão entrar em contato para uma avaliação gratuita sobre o seu negócio!