As 3 melhores formas de manter relacionamento digital com seus clientes

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Publicado em: 15/03/2019

relacionamento digital

Foi-se o tempo em que empresas e consumidores tinham um relacionamento baseado apenas em um vender e o outro comprar. O número de concorrentes em praticamente todos os ramos de atuação está muito alto e todo cuidado é pouco para manter o cliente sempre com a sua marca, não é verdade?

E a forma mais barata e efetiva de fazer isso é através do relacionamento contínuo com os cliente utilizando ferramentas digitais, e é sobre isso que vamos conversar nesse artigo.

 

#1 – Por que manter relacionamento?

Como já citamos no início do artigo, vivemos a era do relacionamento, e por isso é necessário que nossos clientes sempre vejam “nossa cara” para cada vez mais gerar valor percebido e mantê-lo conosco.

E tem mais! Manter o relacionamento pode te ajudar a aumentar o ticket médio, já que quem está em constante relacionamento descobre mais rápido novas necessidades dos consumidores, podendo ofertar novos produtos e dessa forma fazendo eles gastarem seu dinheiro mais vezes com você.

Sem falar que se você produzir conteúdo que mostra seu conhecimento na área que atua, você cada vez causa mais orgulho no seu cliente em “fazer parte disso”, entende? Por isso cada vez mais as marcas produzem vídeos e postagens blogs ensinando algo em que dominam, pois quem ensina, influencia!

 

#2 – Email marketing

Hoje existem diversas estratégias para se conseguir novos contatos de e-mails de pessoas que se interessam pela solução que oferece, uma delas é coletar os e-mails de quem compra de vocês, ou então, você pode produzir e ofertar gratuitamente materiais como e-books, vídeo aulas, planilhas, etc.

Após conseguir esses Leads você deve enviar com certa constância conteúdo por e-mail, e para tornar isso mais fácil existem as plataformas de automação, onde você já produz todo conteúdo e desenha o fluxo que o cliente irá receber os e-mails programados com o objetivo de elevar seu nível de consciência e admiração pela marca, tentando leva-lo para o fundo do funil, ou seja, a venda.

Profissionais e agências podem te dar todo o suporte necessário para contratar a melhor ferramenta e elaborar a melhor estratégia para não perder dinheiro, pois você mesmo pode fazer, mas como a gestão do seu negócio é mais importante e ocupa uma boa parte de tempo do seu dia, irá demorar para você obter 100% do conhecimento necessário.

 

#3 – Whatsapp

Outra estratégia muito interessante é cadastrar seus clientes em listas de transmissão ou grupos do whatsapp para mantê-los informados sobre novidades, lançamentos e até mesmo conteúdo para nutri-los em direção à compra do seu produto.

Atualmente existe como você inserir links nas redes sociais e no seu site que levam o usuário direto para uma conversa com você, ou então para um grupo específico, isso ajuda a complementar estratégias de anúncios digitais por exemplo.

 

#4 – Remarketing nas Redes Sociais

Essa é uma estratégia que até alguns profissionais de marketing e agências desconhecem, onde acabam focando apenas em email e whatsapp, mas uma excelente forma é utilizar a ferramenta de remarketing do Facebook e Instagram para mostrar anúncios específicos para quem já comprou de você, ou então que tenha acessado seu site, baixado um material gratuito, etc.

Você pode mostrar os anúncios para as pessoas certas utilizando as seguintes informações:

Lista de e-mails: e você já possui uma considerável lista de e-mails de seus clientes, pode configurar no Gerenciador de anúncios para mostrar anúncios ou posts específicos somente para essas pessoas.

Pixel: trata-se de um código inserido em sites e landing pages para identificar o acesso a determinadas páginas com o intuito de continuar “perseguindo” o usuário com anúncios que podem ter o objetivo de fazê-lo voltar à página e tomar a ação de cadastro ou compra, ou então, para convencê-lo a comprar outra coisa, aumentando o seu ticket médio.

Look a Like: você pode mostrar anúncios específicos para pessoas que interagiram com posts, assistiram seus vídeos ou acessaram sua fan page ou perfil comercial no instagram. É uma excelente forma de filtrar seu público, pois você pode postar um vídeo por exemplo sobre o motivo de alguns cães latirem muito, e depois vender o produto como um curso online de adestramento para essas pessoas, pois elas demonstraram interesse naquele assunto e são mais passíveis de comprar.

 

Se você se interessou por implantar essas estratégias no seu negócio, mas não tem tempo ou afinidade com ferramentas de anúncios ou conhecimento para elaborar estratégias pode clicar aqui para marcar uma conversa sem compromisso presencial ou online com nossos especialistas, eles estão capacitados para atender diferentes ramos de negócios com projetos flexíveis de marketing.

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