O e-mail marketing não morreu. Ele evoluiu

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Publicado em: 22/03/2019

Email Marketing no marketing digital

O e-mail marketing por muito tempo foi nada mais do que mensagens invasivas, cheias de imagens e promoções. Por esse motivo muitos profissionais chegaram a acreditar na morte dessa ferramenta de marketing digital considerando a efetividade das redes sociais e whatsapp por exemplo.

Mas o e-mail ganhou outro significado com as ferramentas de automação de marketing, onde é possível coletar leads qualificados e enviar e-mails certos para as pessoas certas e no momento certo.

E se as pessoas ainda abrem e-mail? Segundo uma pesquisa americana 92% dos adultos ainda acompanham as mensagens de suas contas de e-mail! E como sempre dizemos por aqui: Se tem audiência, tem oportunidade de negócio!

Escrevemos esse artigo para você conhecer melhor essa ferramenta e ter algumas “sacadas” para melhorar a performance.

 

#1 – Não é mais panfletagem digital

A ideia inicial do e-mail marketing era se tornar uma espécie de “panfleto” ou “propaganda” digital para promover promoções. Por isso era uma mídia que enviava e-mails em massas para todo e qualquer LEADS que caísse na “rede”, e não é à toa que por muito tempo a taxa de abertura caiu, afinal as pessoas começaram a ignorá-los pois sabiam que era Spam.

 

#2 – Por que escolher E-mail Marketing?

O e-mail marketing pode ter grande alcance dependendo da sua lista de e-mails atual e também das estratégias que usa para aquisição de novos contatos. Além de que é uma mídia de impacto previsível, pois diferente das redes sociais por exemplo, você literalmente entrega a mensagem a toda a sua base de contato. (Exceto se houver problemas técnicos).

Mas não são todos que abrem! Talvez esse pensamento já tenha tomado conta da sua cabeça não é mesmo?

Por isso é necessário ter um especialista que saiba persuadir o usuário e elaborar a mensagem em uma estrutura amigável que esteja alinhada ao seu público alvo, porque uma coisa é certa: Cliente abre e-mail por causa do título e clica por causa do design do e-mail!

E a flexibilidade do formato das mensagens é outro grande benefício, na montagem do template você pode optar por mensagens com texto e fundo branco tanto como pode optar por “enfeitar” com imagens, GIFs, etc.

 

#3 – Não compre listas de e-mail! Construa sua base.

O e-mail de uma pessoa é extremamente pessoal e é preciso que essa pessoa crie algum tipo de conexão com você ou sua marca para que ela aceite receber e-mails seus.

Quando você compra as famosas “listas de e-mails” está comprando milhares e até milhões de endereços de e-mail que provavelmente nem se interessam pelo que você vai ofertar ou conteúdo que vai falar a ela.

Você terá que comprar um plano maior em ferramentas de envio de email, e será uma verdadeira perda de dinheiro, pois nessas listas boa parte dos e-mails serão falsos ou nem existirão mais, o que irá gerar uma imagem negativa para o sistema, onde você poderá ter seu e-mail listado na lista negra da internet, o que será um caminho sem volta ou então vai ter muito trabalho para reverter a situação.

 

#4 – Como captar novos contatos então?

Existem diversas formas de coletar e-mails, mas nesse artigo vamos citar duas que são muito funcionais e simples de executar:

Caixa de Newsletter: Inserir caixas onde a pessoa preenche nome e email para receber novidades da sua empresa ou blog.

Materiais Ricos: Você cria e oferta grátis e-books, planilhas, infográficos e workshops em troca dos contatos do usuário.

Ambas as formas geram listas de e-mails de pessoas que se interessam pelo seu conteúdo, e com isso você melhora a taxa de abertura e consequentemente os resultados.

 

# 5- Com quais objetivos posso enviar e-mails marketing?

Antes de ensinar algumas dicas para você escrever bons e-mails, vamos entender em quais situações você pode enviar email aos seus Leads ou clientes:

 

Conteúdo em primeira mão: Nesse caso você pode noticiar à sua lista novas postagens no blog da empresa ou então novos vídeos no canal do Youtube por exemplo.

Newsletter: Muitas empresas enviam e-mails semanais ou mensais com uma lista de novidades da empresa ou então atualizações de novas postagens do blog ou Canal.

Promoção de Eventos: Se sua empresa organiza eventos, pode promove-los através do e-mail marketing, porém é necessário ter uma boa argumentação para convencê-los de que aquilo é relevante e vale o tempo e dinheiro dele para participar. O que para um bom profissional de marketing não é desafio.

Educar antes de vender: Quando o usuário cadastra seus dados em algum local do seu site ou blog, você pode incluído em um fluxo de nutrição onde ele deve receber conteúdo que valorize seu produto e quebra objeções com um único objetivo: Que ele faça a compra!

 

#6 – Dicas para escrever os e-mails

Lembre-se que você precisa chamar a atenção com o título e tornar a mensagem agradável para que ele dê atenção ou faça a tomada de ação. Por isso separamos algumas dicas básicas para você começar a se aventurar.

 

O poder do título: Escolha título que chamem a atenção do usuário, mas que tenha coerência com o que está escrito dentro do e-mail.

Seja direto: Em média as pessoas mantêm a atenção por 8 segundos, por tanto seja objetivo e direto em seus e-mails, ou seja, escreva somente o que é necessário para comunicar a mensagem que você quer passar.

Fale como o seu público: Escreva com a linguagem adequada ao perfil do seu público e a ocasião em que está enviando o e-mail. Além disse crie conexão chamando o Lead pelo nome e use palavras que ele costume ouvir ou falar em seu dia a dia.

 

Agora você já entendeu a importância do e-mail no relacionamento com seu cliente, mas como deve ter percebido é necessário definir muito bem o público e ter uma estratégia bem alinhada para obter os melhores resultados, dessa forma buscar um profissional para delegar essa função pode ser uma boa saída para você que precisa dedicar a maior parte de tempo a gestão do negócio.

Nossos especialistas estão prontos para coordenar uma boa estratégia, que tal bater um papo para conhecer melhor o trabalho? Se ficou interessado clique aqui e agende uma conversa presencial ou online.

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