Por que o cliente acha o seu produto caro? Saiba como mudar essa situação.

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Publicado em: 01/02/2019

É muito frustrante quando o cliente chega no seu negócio e desvaloriza o seu produto/serviço dizendo que está caro demais e pedindo descontos não é verdade? Mas saiba que isso pode não ser culpa do cliente, afinal pessoal não compram o que não entendem ou não percebem valor, e está no seu controle mudar essa situação.

 

Dentre outras técnicas para crescer a receita de uma empresa, uma delas é o aumento de valor percebido pelo cliente.

 

#1 – Diferença de Preço e Valor

O cliente pode até confundir, mas o empreendedor jamais deve confundir essas duas palavras, afinal preço é simplesmente uma formação numérica que você cobra por determinado produto, já o valor é algo muito maior, é relação entre expectativa e realidade que seu cliente percebe no que comprou de você. Mas um fato muito interessante é que quando o valor percebido é alto pode impactar no preço, pois pessoas pagam mais caro por aquilo que eles consideram algo valioso para elas.

 

Agora que você entendeu a diferença de preço e valor percebido podemos continuar esse artigo te mostrando algumas táticas para aumentar o valor percebido:

 

#2 – Aumente o preço

Preços baixos, principalmente que distanciam muito da realidade do mercado trazem a ideia de falta de qualidade e trazem à tona a desconfiança, principalmente de pessoas que ainda não compraram nada de você! Portanto cuidado com a política de dar descontos, lembre-se que a cada vez que você dá desconto algo que você quer muito deixa de acontecer, pois o seu negócio tem um preço para acontecer, e o cliente não deve pagar menos do que vale a solução que você entrega!

 

#3 – Encontre o seu ponto de valor

Quando empresas entram no abismo da guerra de preços elas expõe ao mercado que o único benefício delas pode estar em dar descontos e isso como já vimos pode ser extremamente prejudicial ao seu negócio.

Portanto é preciso que você identifique aquilo que só o seu negócio/produto é capaz de entregar ao cliente, preferencialmente que seja algo único ou que seja muito superior à sua concorrência.

Se até o momento você atuava na guerra de preços pode ser que você sofra um pouco ao perder alguns clientes que chegam somente pelo preço, mas desapague-se deles, afinal clientes que vem apenas por preço vão embora por preço também, mas clientes que veem valores intrínsecos no seu negócio dificilmente te abandonam.

 

#4 – Invista na apresentação

Boa parte da população se impulsionam a comprar pelo aspecto visual, portanto invista em ambientes persuasivos, marketing sensorial e embalagens bem elaboradas. Caso trabalhe com serviços, não apresente apenas com o cartão de visitas na mão, elaborar uma apresentação em formato de folder ou -catálogo pode aumentar consideravelmente o valor percebido pelo cliente no momento da venda.

 

#5 – Qualidade, foque na qualidade

O seu cliente não compra o seu produto, ele compra o que você fala sobre ela, mas não adianta apenas aumentar a percepção de valor do cliente sem que o produto acompanhe, ou seja, de nada serve apenas parecer que o produto é muito melhor, ele tem que acompanhar a expectativa do cliente, caso contrário ele irá propagar por aí a experiência negativa, e isso em grande quantidade tem um poder mortal para qualquer negócio.

Uma poderosa estratégia promovida por empresas de sucesso no mercado é a de vender 100% e entregar 110%. No momento da venda você não abre todo o jogo, vende o essencial, e após a compra pode surpreendê-lo com aquele “algo a mais”, pode ser uma funcionalidade a mais, um serviço agregado grátis, brinde, bônus, embalagem especial, etc.

 

#6 – Escolha a dedo como divulgar seu serviço

Se o seu negócio tem um ponto de valor especial e está fora da guerra de preços, dificilmente você terá uma estratégia vitoriosa divulgando onde todos estão dando desconto e guerrilhando por preço.

Dessa forma pense em estratégias de divulgação onde o público que você quer está, e o público que você quer é aquele que citamos acima, que vai valorizar o seu diferencial e não a % de desconto que você dará.

 

#7 – Qual será sua ação a partir de agora?

Você aprendeu algumas táticas fundamentais para elevar o valor percebido, entendendo que o valor tem que ser algo muito maior do que o preço, só assim você consegue aumentar o valor dos seus produtos e de fato conquistar clientes fiéis.

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